quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

jogo que nao podia perder o gremio perde em casa Grêmio 1 x 2 Huachipato

Nem o mais pessimista dos torcedores poderia imaginar que a estreia na fase de grupos da Libertadores, na Arena, contra o Huachipato, na noite desta quinta-feira, poderia terminar da forma como terminou. Uma vitória dos visitantes pelo placar de 2 a 1. O ambiente positivo que tomava conta de cada gremista, acreditando no resultado favorável, foi aos poucos se transformando em tensão e tristeza. O time chileno chegou a colocar 2 a 0 no marcador, mas Barcos descontou cobrando pênalti. Apesar da pressão final, o Tricolor sentiu a falta de entrosamento e os campeões chilenos se fecharam atrás garantindo uma vitória histórica. Talvez o único alento que fica para o torcedor gremista é saber que nos anos de 1983 e 1995, quando foi Campeão da América, o time não venceu na estreia na fase de grupos. Ainda assim, não era o que todos esperavam.






PRIMEIRO TEMPO:





O jogo começou em alta velocidade, na mesma intensidade com que a chuva desabava sobre a Arena. Apoiado pelo torcedor, o Tricolor tentou fazer prevalecer o fator local. O Huchipato, por sua vez, não se limitou a defender e tratou de aproveitar os espaços para os contra-ataques. Tanto que conseguiram levar perigo aos 12 e 14 minutos de jogo.



No primeiro lance, André Santos salvou dentro da área antes da conclusão doa atacante chileno e, no segundo, Brian Rodríguez arriscou da entrada da área obrigando Marcelo Grohe a mandar para escanteio.



Mas a surpresa dos visitantes não parou por aí. Aos 16 minutos, o campeão chileno conseguiu abrir o marcador: Brian Rodriguez apareceu na direita, foi ao fundo de campo e cruzou a meia altura. No meio da área, Falcone pegou de primeira, sem chances para Marcelo Grohe.

Huachipato 1 a 0.



Levou algum tempo para o Tricolor assimilar o resultado. Aos poucos, tratou de colocar a bola no chão para buscar a reação na partida.



Aos 25 minutos, Souza recebeu de Zé Roberto e arriscou da intermediária, por sobre o travessão do goleiro Veloso.



Cinco minutos depois, com boa troca de passes, Zé Roberto deu para Adriano, entrando na área pela esquerda, mas a conclusão foi desviada.



A melhor chance veio com Elano aos 33. Da mesma forma como fez contra a LDU, ele mandou a bomba de longa distância, buscando o ângulo esquerdo de Veloso. O goleiro se esticou e fez grande defesa evitando o empate gremista.



Aos 43 minutos, o Huachipato respondeu com força e não ampliou por detalhe: o sempre perigoso Rodriguez recebeu atrás da zaga, pela direita, e chutou forte, rasteiro. Marcelo Grohe foi enganado pelo quique da bola no gramado irregular, mas conseguiu mandar para escanteio.



O perigo não parou por aí: no lance seguinte, outra vez o atacante uruguaio do Huachipato ganhou em velocidade da zaga gremista e entrou cara a cara com Marcelo Grohe. O goleiro gremista fechou o ângulo e fez a defesa com o pé direito evitando o segundo.



Foi o último lance dos primeiros 45 minutos que, evidentemente, não foram aquilo que o torcedor gremista esperava.





SEGUNDO TEMPO:



O Tricolor retornou para etapa final com Marcelo Moreno na vaga de Adriano. Uma postura mais ofensiva para buscar reverter o resultado parcial. Pelo menos era o que todos esperavam.



Porém, logo aos 5 minutos, após um cruzamento aparentemente despretensioso da intermediária, pela direita, Rodriguez apareceu no interior da área gremista, ganhou de todo mundo na cabeça e mandou no canto esquerdo de Marcelo Grohe, indefensável.

Huachipato 2 a 0.



Mas desta vez o Tricolor não se deixou abalar e conseguiu reagir três minutos depois: após confusão na área do time chileno, Barcos pegou a sobra e chutou forte para marcar. A bola explodiu no braço do zagueiro Contreras e o árbitro marcou penalidade máxima. O próprio Barcos cobrou forte para marcar seu primeiro gol com a camisa do Grêmio. Descontou o Tricolor na hora certa.

Huachipato 2 a 1.



O gol trouxe o time e a torcida de volta ao jogo. O ambiente que era de incredulidade passou a ser de alento incondicional vindo das arquibancadas. Fator preponderante para fazer o Grêmio crescer.



Apesar do domínio das ações e de ter a posse de bola, o Tricolor encontrava dificuldades para romper a barreira defensiva dos chilenos. Era necessário buscar uma alternativa.



Aos 25 minutos, Pará achou Zé Roberto entrando pela direita. O meia invadiu a área e chutou forte na saída de Veloso. A bola subiu demais e passou rente ao travessão! Grande chance!



Dois minutos depois, Luxemburgo mudou a equipe em duas posições: entraram Marco Antonio no lugar de André Santos e o estreante Welliton, na vaga de Vargas.



O relógio avançava veloz e o time visitante não se constrangia em gastar o tempo sempre que possível tentando garantir o resultado histórico na Arena. Para isso, usava seu goleiro.



Nos minutos finais, o Tricolor se atirou pra cima na base do coração e das bolas alçadas sobre a área para achar pelo menos o empate.



Aos 40 minutos, Zé Roberto fez grande jogada individual pela esquerda. Passou por dois adversários e cruzou na entrada da pequena área. Lá estava Welliton, que soube se antecipar ao zagueiro, mas não soube mandar para as redes. Ele não conseguiu concluir e a bola saiu à direita da meta de Veloso. Que chance!



O Tricolor martelou os minutos finais, mas não conseguiu chegar ao empate. Barcos ainda teve a chance no cabeceio após cobrança de escanteio, mas Veloso fez um milagre garantindo a vitória dos visitantes.



O próximo jogo pela Libertadores será na próxima quarta-feira, contra o Fluminense, no Engenhão. Cabe ao Grêmio buscar a recuperação fora de casa.







Público Pagante: 28.164

Público Não Pagante: 1.010

Público Total: 29.174

Renda: R$ 1.276.060,00







Fotos: Lucas Uebel







.







Libertadores 2013 - Primeira fase



Placar: Grêmio 1 X 2 Huachipato

Local: Arena

Data: 14.fev.2013



Gols: Barcos



Escalação Grêmio

Marcelo Grohe

Pará

Cris

Saimon

André Santos

Adriano

Souza

Elano

Zé Roberto

Vargas

Barcos



Entrou Saiu

Marcelo Moreno Adriano

Marco Antonio André Santos

Welliton Vargas



Escalação Huachipato

Veloso

Contreras

Muñoz

Labrín

Crovetto

Yedro

Sandoval

Arrué (Aceval)

Reynero (Nuñez)

Falcone (Gonzáles)

Rodríguez

Nenhum comentário:

Postar um comentário