domingo, 15 de dezembro de 2013

As promessas DO GREMIO 2014

(Rodrigo Fatturi, Divulgação)

Luan

Nome: Luan Guilherme de Jesus Vieira
Naturalidade: São José do Rio Preto (SP)
Idade: 20 anos
Posição: atacante
Características: jogador esguio, mede 1m80cm. Chegou ao clube como centroavante, mas pela qualidade foi transformado em meia-atacante. É um dos artilheiros do time sub-20 na temporada.

Luan, da quarta divisão paulista à destaque da base

De jogador da quarta divisão paulista à principal promessa das categorias de base do Grêmio para próxima temporada. Tudo aconteceu muito rápido na vida de Luan Guilherme de Jesus Vieira. Em 2012, depois de quatro anos jogando futsal em um time de sua cidade, São José do Rio Preto (SP), o atacante foi contratado pelo modesto Tanabi, para disputar a Série B-1 do Paulistão. Meses depois, voltou à terra natal, como reforço do América para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com boas atuações e gols (terminou em quarto lugar na tabela de artilheiros), chamou a atenção do clube gaúcho e, em fevereiro de 2013, desembarcou no Estádio Olímpico.

- Foi uma mudança muito rápida, mas era o que eu queria. Sempre pensei: "Quero isso (ser jogador), vou ser isso" - conta Luan, que é um dos seis atletas do sub-20 do Grêmio que devem subir aos profissionais em janeiro. Além dele, o goleiro Tiago, o lateral-direito Tinga, o volante Guilherme Amorim e os zagueiros Canavesio e Thyere são a geração 2014 do clube, as apostas em um ano que a direção não pretende investir fortunas em contratações. A eles, somam-se outros jovens que já jogaram pela equipe principal em 2013, como Matheus Biteco, Yuri Mamute e Lucas Coelho.

Artilheiro dos juniores, Luan tem fala tranquila. Apesar de estar a um passo do grupo principal, mantém a simplicidade e não tem planos de deixar a concentração das categorias de base, em Eldorado do Sul.

- Por enquanto, está tranquilo lá - destaca o jogador de 20 anos, que tem contrato com o Grêmio até 2017.

Em Porto Alegre, ele tem como programa preferido passear em shoppings. De São José do Rio Preto, vem o apoio da família e o incentivo para vencer na carreira. Em um dos braços, tem tatuado o nome da mãe, a faxineira Marcia, a quem deseja dar melhores condições de vida e uma moradia maior.

- Todo o mês, deixo sempre separadinho um pouco de dinheiro para ajudar em casa.

O atacante revela que a infância foi humilde, mas afirma que não passou necessidade. Depois do Brasileirão Sub-20, terá férias e visitará a terra natal.

Em outra tatuagem, a inscrição Abençoado por Deus retrata a fé de Luan. Evangélico, diz que frequenta a igreja e evita baladas. No campo, só pensa em evoluir. Mês passado, participou do Lapidar, projeto do clube que aprimora fundamentos.

- Ajudou bastante, melhorei as finalizações, o cabeceio.

Perguntado sobre Luan, o executivo da base tricolor, Júnior Chávare, é só elogios. Segundo ele, o atleta "tem uma qualidade absurda".

O sucesso nos gramados, o atacante atribui também ao futsal, onde acredita ter desenvolvido o drible curto e a agilidade para encontrar espaços. Mesmo estreando no campo com quase 19 anos, afirma que em um mês já estava adaptado. O drible e a velocidade com a bola são apontados pelo atacante como as maiores virtudes. O sonho para 2014 já está na mente: marcar um gol como profissional na Arena do Grêmio.

outros destaques

(Rodrigo Fatturi/Grêmio/Divulgação)

Tiago

Nome: Tiago Machowski
Naturalidade: Rio Azul (PR)
Idade: 20 anos
Posição: goleiro
Características: Boa estatura, goleiro que passa confiança. Tem perfil de liderança, tanto que é o capitão do time sub-20. O estilo é comparado ao de Danrlei. Tem passagem por seleções de base e chegou a treinar com os profissionais quando tinha 16 anos.
(Rodrigo Fatturi/Grêmio/Divulgação)

Tinga

Nome: Guilherme de Jesus da Silva
Naturalidade: Porto Alegre
Idade: 20 anos
Características: jogador de força física e velocidade. Já foi convocado para a seleção sub-20 e tem como principal virtude a qualidade no apoio. É tido como um atleta de "bom potencial". Recentemente, foi sondado pelo time B do Real Madrid.
(Rodrigo Fatturi/Grêmio/Divulgação)

Rafael Thyere

Nome: Rafael Thyere Albuquerque Marques
Naturalidade: João Pessoa (PB)
Idade: 20 anos
Posição: zagueiro
Características: Zagueiro destro com qualidade técnica. Mesmo com 1m90cm, é considerado um defensor rápido. Está no clube desde 2011. Nesta temporada, após a lesão de Gabriel, passou a treinar com o grupo principal. Está disputando o Brasileiro Sub-20.
(Rodrigo Fatturi/Grêmio/Divulgação)

Canavesio

Nome: Robertino Canavesio
Naturalidade: Argentina
Idade: 20 anos
Posição: zagueiro
Características: zagueiro canhoto de 1m88cm. Tem uma bola longa precisa e também é apontado como um defensor rápido. Chegou ao Grêmio em maio, após período de testes no Parma-ITA. Não ficou no clube italiano pois teve negado o passaporte europeu. Jogou no All Boys.
(Rodrigo Fatturi/Grêmio/Divulgação)

Guilherme Amorim

Nome: Guilherme da Silva Amorim Marcondes
Naturalidade: São José dos Campos (SP)
Idade: 20 anos
Posição: volante
Características: segundo volante de muita intensidade e marcação. Sai bastante para o jogo e conclui seguidamente de fora da área. Também chegou ao clube após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo América-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário